IMPORTANTE! Antes de fazer a configuração que ensinamos abaixo, confira com sua contabilidade se o recurso está de acordo com seu cenário e não trará incidentes fiscais à sua empresa. Esta possibilidade é apenas uma forma de ajuda que o eNotas traz para auxiliar os clientes com as emissões na falta de um dado que a instituição possa ter como obrigatória. |
Se hoje você não insere no seu checkout de vendas o endereço e o CPF dos clientes como obrigatórios, mas sua prefeitura/SEFAZ exige esses dados para emissão de notas fiscais, é possível configurar em seu painel do eNotas como o sistema deverá se comportar para tentar realizar a emissão dessas notas.
Para configurar, siga estes passos:
1. Acesse seu painel do eNotas.
2. Clique no menu Empresa.
3. Clique em Alterar cadastro.
4. Na janela que for exibida, clique no ícone de engrenagem que fica no canto superior direito.
5. Em O que fazer ao tratar uma nota fiscal com cliente com CPF/CNPJ inválido ou não informado? será possível configurar como o sistema se comportará para casos de rejeições de notas em decorrência de inconsistências no CPF informados pelos tomadores.

• Ao escolher a opção "Emitir nota fiscal sem cliente" saiba que o tratamento só vai funcionar efetivamente caso a prefeitura aceite emitir as NFS-e sem a informação do comprador. Caso contrário, as notas serão negadas.
• Só escolha a opção "Emitir nota fiscal e marcar o cliente como sendo do exterior" caso você tenha o aval da sua contabilidade sobre esse tipo de emissão ser viável no seu cenário ou não. Nesse caso, o endereço aplicado ao cliente será um endereço do exterior.
• Ao escolher a opção "Não emitir", todas as notas que forem rejeitadas em decorrência de CPF/CNPJ inválido ou não informados não serão emitidas.
6. Em O que fazer ao tratar uma nota fiscal com cliente endereço inválido ou não informado? será possível configurar como o sistema se comportará para casos de rejeições de notas em decorrência de inconsistências nos dados de endereços informados pelos tomadores.
6.1 Caso opte por uma alternativa que utilize o endereço padrão, será possível configurá-lo nos seguintes campos:
O endereço padrão pode ser qualquer informação, desde que o país e a cidade tenham um nome válido. No entanto, você deve se atentar as características da prefeitura/SEFAZ utilizada para emissão de notas, pois em alguns locais as informações do endereço são validadas.
7. Caso suas vendas tenham sido criadas manualmente, via API ou importadas por planilha, será necessário ajustar a opção O que fazer com vendas manuais com erro na emissão? para que as correções sejam aplicadas às notas.
8. Clique em Salvar ajuste de NFe para salvar as configurações realizadas.
A partir do momento em que os ajustes forem realizados, o sistema tentará realizar a correção automática nas novas notas que forem negadas para os cenários configurados.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D