Em algumas situações, é comum que as empresas necessitem criar produtos de forma manual dentro do seu painel eNotas Emissor.
Para isso, criamos o passo a passo abaixo:
1. Acesse seu painel do eNotas fazendo login neste link;
2. Clique no menu Gerenciar > Produtos:
3. Clique no ícone (+):
4. Preencha o Nome, ID, Preço de venda, Garantia (em dias), Tags e defina o Tipo de NFe a ser emitida:
Após escolher o tipo de nota, clique no ícone de engrenagem para fazer a configuração (caso isso não tenha sido feita automaticamente):
• Se for nota de serviço (NFS-e), será apresentada esta tela para a configuração, preencha os campos e clique na seta logo abaixo para retornar à tela anterior e clique em Confirmar:
• Se for nota de produto (NFe), os campos a serem preenchidos serão estes abaixo, sendo que os obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho:
• O ID serve para que você possa facilmente localizar seu produto e não precise pesquisar somente pelo nome, além de que ao criar vendas manuais, as vendas estarão atreladas ao produto pelo nome e também pelo ID.
• Se o produto possui um preço variável, você pode manter este campo como 0,00 desde que, quando criar a venda, inclua o valor específico dentro daquela venda. Se o produto tiver um valor fixo, cadastre esse valor e todas as vendas criadas terão esse valor automaticamente.
• A garantia serve para controlar por quantos dias você oferece uma garantia do produto e se as emissões de nota estiverem configuradas para acontecer automaticamente após a garantia, o sistema usará esse informação para a emissão das notas.
• As tags servem para diferenciar os produtos e é algo pessoal da empresa, podendo ser criadas tags de acordo com o tipo de canal em que aquele produto vai ser vendido, ou até mesmo alguma característica do produto, como por exemplo #ebooks. É um campo livre.
Após realizar as configurações, seu produto estará criado e pronto para emitir notas. Esclarecemos que todas as informações fiscais relacionadas ao cadastro do produto devem ser confirmadas com sua contabilidade, são eles que possuem todo o conhecimento sobre seu cenário!
Caso precise de ajuda para criar uma venda manual e emitir a nota fiscal, use este artigo: Como criar uma venda/nota fiscal manualmente?
Se houverem dúvidas, entre em contato conosco. Nossos canais de suporte estão à disposição!