Após emitir uma NFS-e, em várias situações pode ser necessário enviá-la para cancelamento.
Para isso, siga os passos abaixo:
1. Acesse a ferramenta Cancelar Nota fiscal ou a Cancelar (IdExterno) da nossa documentação;
2. Para iniciar, clique neste símbolo e insira a API KEY:
3. Na mesma página, em Path Params preencha o ID da empresa e o id da nota a ser enviada para cancelamento:
4. Após o preenchimento, clique em "Try It":
Para consultar o status da nota e validar que a prefeitura deferiu o cancelamento, acesse o endpoint Consultar pelo Id e confira qual é o status da nota que foi enviada para cancelamento.
IMPORTANTE: O eNotas envia o pedido de cancelamento para a prefeitura, que é a responsável por aceitar ou não a solicitação.
Em alguns municípios, a prefeitura não aceita que o cancelamento parta de uma integração webservice e, neste caso, será necessário prosseguir com o cancelamento da nota direto no portal da prefeitura.
Ocorrendo o procedimento de cancelamento no portal da prefeitura, envie ao nosso suporte o PDF da nota cancelada para que possamos fazer a sincronização do status no sistema do eNotas Gateway.
Tendo dúvidas, entre em contato conosco. Nossos canais de suporte estão à disposição!