O Certificado Digital funciona como uma identidade eletrônica para as empresas. Com ele, é disponível uma versão eletrônica de todos os seus documentos, de forma segura e com autenticidade garantida. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.
Algumas prefeituras exigem o uso do Certificado Digital como forma de autenticação do CNPJ e, com este documento, a prefeitura valida a emissão para sua empresa por meio da integração dos nossos sistemas.
No entanto, em alguns locais pode não ser necessária a utilização deste documento para emitir diretamente no portal, porém, via integração WebService ser obrigatório, por se tratarem de regras de emissão distintas.
Se você precisa do Certificado para emitir, é fundamental que o documento a ser inserido na eNotas tenha o mesmo documento cadastrado na sua conta. Uma vez que você cadastra um CNPJ na eNotas, o Certificado Digital deverá estar vinculado a este mesmo CNPJ.
A eNotas utiliza apenas o Certificado Digital A1 para autenticar as emissões de notas, tendo em vista que ele pode ser armazenado no sistema e não depende de token ou cartão para ser utilizado a cada emissão de nota.
Caso você possua um Certificado Digital A3, não será possível utilizá-lo para emissão de notas através da eNotas e nem migrá-lo para um Certificado A1. A única solução será adquirir um novo Certificado Digital modelo A1, também chamado de eCNPJ A1.
Se a sua tela de cadastro da eNotas estiver com um ícone de alerta (⚠) na aba de Certificado Digital, é necessário validar se sua prefeitura utiliza esse método para emissão de notas via WebService.
As prefeituras integradas ao eNotas que não exigem o Certificado Digital para emissão via WebService são as seguintes:
- São Bernardo do Campo/SP
- São José dos Campos/SP - apenas empresas do regime MEI
- São Paulo/SP - apenas Optantes do Simples Nacional
- Santos/ SP
- Santo André/SP
No entanto, apesar de não exigirem o Certificado Digital para emissões, algumas dessas prefeituras permitem que a emissão de notas também ocorra com a autenticação por Certificado.
Os principais benefícios de realizar a emissão de notas utilizando um Certificado são os seguintes:
- Permite assinar as notas fiscais com validade jurídica.
- Caso haja alteração nos dados de acesso à prefeitura, não impacta a emissão das notas.
- Algumas prefeituras permitem que um maior volume de notas seja emitido num determinado período através da autenticação por Certificado Digital.
Ficou alguma dúvida? É só acionar o nosso time de suporte 😊