O certificado Digital A1 é um arquivo digital que contém a assinatura digital da Empresa e fica armazenado no seu computador. O certificado digital é uma versão eletrônica de todos os documentos da empresa, de forma segura e com autenticidade garantida. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.
Como algumas prefeituras exigem o uso do Certificado Digital como forma de autenticação do CNPJ, através da inserção deste arquivo na eNotas o órgão emissor realiza a validação da emissão para sua empresa por meio da integração dos nossos sistemas.
Na eNotas, o modelo do Certificado inserido deve ser o A1 e-CNPJ ou e-NFe, nos formatos .PFX ou P12, por ser um modelo mais seguro e permitir nossa automação. O procedimento para realizar a inserção/atualização do certificado digital A1 na eNotas é o seguinte:
1. Vá na aba Empresa.
2. Clique em Alterar cadastro.
3. Clique na aba Certificado digital A1.
4. Clique sobre o retângulo cinza.
5. Localize o certificado digital A1 no seu computador e clique em abrir.
6. Preencha a senha do certificado no campo indicado.
7. Clique em Próximo para finalizar a inserção do certificado válido na eNotas.
Se a emissão de alguma nota fiscal tiver sido interrompida devido ao vencimento de seu certificado digital A1, basta seguir os passos descritos nesse procedimento para que essas notas entrem novamente em processo de emissão.
⚠️ IMPORTANTE! O seu certificado digital A1 é criptografado na eNotas e não é possível acessá-lo ou exportá-lo da plataforma. |
Não está dando certo?
Para vincular o certificado na eNotas, é necessário que ele esteja na extensão .PFX ou na extensão .P12, caso contrário o arquivo não conterá as informações necessárias à correta utilização do certificado, logo, você deverá utilizar o arquivo original gerado pela certificadora.
Se o certificado estiver corretamente instalado na sua máquina, você poderá exportá-lo do seu navegador. Ao exportar, não esqueça de marcar a opção "Incluir chave privada".
Ficou alguma dúvida? É só acionar o nosso time de suporte 😊