Quando a prefeitura ou a SEFAZ retorna sua nota com erro para o eNotas, será necessário realizar a correção das vendas por dentro do seu painel e reenviar as notas para emissão para que sejam emitidas.
No entanto, os erros de notas ocorrem por motivos diferentes e precisam ser corrigidos em ambientes diferentes também!
No entanto, os erros de notas ocorrem por motivos diferentes e precisam ser corrigidos em ambientes diferentes também!
Hoje, quando alguma nota é rejeitada, você recebe uma notificação em seu painel eNotas e também um e-mail, para verificar sobre a correção e tomar as providências necessárias.
⚠️ É extremamente importante que a empresa faça o acompanhamento das emissões e corrija as notas negadas, já que diversos motivos e que fogem do nosso controle podem ser os causadores da rejeição das notas. |
No painel, você poderá acessá-las através do ícone de sino, onde serão apresentadas as notificações não lidas.
Ao receber a notificação, clique no ícone e verá a mensagem de rejeição.
Para corrigir, clique em "Corrigir":
Para corrigir, clique em "Corrigir":
Serão exibidas as notas que tiveram a emissão rejeitada e, ao clicar em "Corrigir", serão apresentadas as seguintes opções:
Cada opção corresponde ao local onde você vai corrigir o erro, sendo que, a partir da interpretação da mensagem de erro é possível escolher dentre as opções. Abaixo alguns exemplos:
• Corrigir na empresa:
- Item da lista de serviço incorreto
- Alíquota incorreta
- Erro de RPS, lote ou série da nota
- Erro de CNPJ não vinculado ao município (inscrição municipal)
- Regime especial de tributação (optante ou não do Simples Nacional)
Também é possível corrigir acessando o menu (1) Empresa > (2) Alterar cadastro:

Também é possível corrigir acessando o menu (1) Empresa > (2) Alterar cadastro:
• Corrigir na venda
- Erro de produto sem nome - corrija em Gerenciar > Produtos ou insira um nome de produto na venda
- Tipo de nota não configurado - corrija em Gerenciar > Produtos > localize o produto e faça a configuração do tipo de nota a ser emitida para aquele produto
- Tipo de nota não configurado - corrija em Gerenciar > Produtos > localize o produto e faça a configuração do tipo de nota a ser emitida para aquele produto
- Erro de ICMS (correção em gerenciar produto - envie o ICMS correto ao suporte)
- Erro de CFOP (correção em gerenciar produto - envie o CFOP correto ao suporte)
• Corrigir na nota fiscal
- Retenção de ISS
- Serviço prestado fora do município
- Data de competência
Também é possível corrigir clicando em Vendas > localize no painel a venda desejada e clique nela:
Para acessar as configurações da nota, clique no ícone de engrenagem:
• Corrigir no cliente
- Cliente sem sobrenome
- Erro no endereço
- Erro no endereço
- Não é possível emitir nota com cliente com endereço incompleto ou ausente
- O telefone precisa ter no mínimo 10 e no máximo 11 dígitos
- Erro de CPF, ou CNPJ, inválido
- Não foi possível buscar os dados do cliente na Receita Federal (costuma ser por falta de documento do cliente e até mesmo por falta de endereço)
Também é possível corrigir os dados do cliente acessando o menu Gerenciar > Clientes > localizar o cliente a ser corrigido:
⚠️ IMPORTANTE ⚠️
• Após realizar as correções através da notificação, é importante reprocessar a nota clicando em "Corrigir e retransmitir".
• Se a correção for realizada fora da notificação, ou seja, usando os menus de Gerenciar e Empresa, é preciso localizar a venda no painel e reprocessá-la manualmente já que apenas a correção dos dados não fará com que a nota seja reprocessada, beleza?
Se precisar de ajuda, temos este artigo: Como emitir/reprocessar as notas fiscais de forma manual?
Se precisar de ajuda, temos este artigo: Como emitir/reprocessar as notas fiscais de forma manual?
Existem diversos erros que podem retornar da sua prefeitura, mas as correções sempre serão feitas de acordo com o tipo de erro.
⚠️ Ao corrigir notas com erro de alíquota, código de serviço, RPS, documento do cliente e data de competência, verifique com sua contabilidade qual a informação mais adequada para inserir na correção! Assim você evita incidentes fiscais! ⚠️ |
De acordo com os nossos termos de uso, a responsabilidade de realizar a correção manual das notas negadas é do cliente usuário da plataforma:
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D