Ao deixar de ser optante pelo Simples Nacional, uma empresa passa a ter alguns cenários novos para a emissão de notas fiscais. Um deles, é retenção de impostos federais.
O Imposto Retido na Fonte é uma obrigação tributária, em que o prestador é obrigado a reter do tomador dos serviços o imposto correspondente. A retenção na fonte é, na verdade, a antecipação de uma parte dos valores de impostos que devem ser pagos pela empresa contratada.
Para que a retenção de impostos ocorra de forma automática em seu eNotas, é necessário que essas informações sejam preenchidas no momento de criação das vendas no seu painel.
Algumas plataformas disponibilizam a configuração de metadados, possibilitando que a retenção automática de impostos ocorra, sendo elas:
- Iugu
- Pagar.me
No entanto, as demais plataformas que possuímos integração nativa não possibilitam que a retenção de impostos ocorra de forma automática. Para esse cenário, é necessário realizar essa retenção de forma manual.
Existem duas formas de realizar a retenção manualmente: venda a venda, diretamente no painel, ou via planilha de vendas. Lembrando que só é possível alterar as informações de uma venda que ainda não teve a nota fiscal emitida, ok?
Seguem abaixo dois exemplos, com passo a passo, para realizar a retenção das duas formas:
Retenção pelo painel de vendas
O Imposto Retido na Fonte é uma obrigação tributária, em que o prestador é obrigado a reter do tomador dos serviços o imposto correspondente. A retenção na fonte é, na verdade, a antecipação de uma parte dos valores de impostos que devem ser pagos pela empresa contratada.
Para que a retenção de impostos ocorra de forma automática em seu eNotas, é necessário que essas informações sejam preenchidas no momento de criação das vendas no seu painel.
Algumas plataformas disponibilizam a configuração de metadados, possibilitando que a retenção automática de impostos ocorra, sendo elas:
- Iugu
- Pagar.me
No entanto, as demais plataformas que possuímos integração nativa não possibilitam que a retenção de impostos ocorra de forma automática. Para esse cenário, é necessário realizar essa retenção de forma manual.
Existem duas formas de realizar a retenção manualmente: venda a venda, diretamente no painel, ou via planilha de vendas. Lembrando que só é possível alterar as informações de uma venda que ainda não teve a nota fiscal emitida, ok?
Seguem abaixo dois exemplos, com passo a passo, para realizar a retenção das duas formas:
Retenção pelo painel de vendas
1. Acesse seu painel do eNotas e faça login.
2. Vá ao painel de Vendas.

3. Clique na venda a qual deseja realizar a retenção de impostos.

4. Clique no ícone de engrenagem, onde está escrito NFS-e.

5. Para reter o ISS, assinale a opção Reter.

6. Para reter impostos federais, em Impostos retidos, selecione o imposto desejado e preencha a alíquota. O cálculo do valor do imposto será feito de forma automática.

Caso deseje reter mais de um imposto, basta clicar no símbolo de mais ( + ).

7. Clique na seta de voltar.

8. Clique em Confirmar para salvar as alterações.

Assim que as notas das vendas às quais você aplicou as retenções entrarem em emissão, elas serão emitidas com a retenção de impostos com as alíquotas informadas.
Retenção por planilha
1. Acesse seu painel do eNotas e faça login.
2. Vá ao painel de Vendas.

3. Filtre as vendas em que deseja realizar a retenção, ou apenas exporte todas as vendas do painel. É importante que as vendas que deseja realizar a retenção estejam no filtro realizado, e consequentemente no arquivo.
4. Clique no ícone de gerar relatório.

5. Faça download do arquivo que foi gerado, que estará disponível em suas notificações.

6. Abra o arquivo em um editor de planilhas. Cada linha da planilha corresponde as informações de uma venda, sendo as colunas a divisão de qual informação é, por exemplo: CPF do cliente, nome do cliente, valor, produto, etc.
7. Na coluna J (Cliente_NomeRazaoSocial), filtre os clientes que deseja realizar a retenção de impostos.

8. Para realizar a retenção de ISS, vá até a coluna AE (NFe_ISSRetido) e altere a informação de NÃO para SIM.

9. Já para a retenção de impostos federais, você precisará informar apenas a alíquota do imposto na planilha e o sistema irá realizar o cálculo do valor de forma automática. Caso o imposto não incida, o campo deve ser deixado em branco.
Para separar as casas decimais deve ser utilizado ponto, e não vírgula.
Na coluna AN (NFe_PercentualCOFINS), insira a alíquota de COFINS.
Na coluna AO (NFe_PercentualCSLL), insira a alíquota de CSLL.
Na coluna AP (NFe_PercentualINSS), insira a alíquota de INSS.
Na coluna AQ (NFe_PercentualIR), insira a alíquota de IR.
Na coluna AR (NFe_PercentualPIS), insira a alíquota de PIS.

10. Após realizar as alterações, salve a planilha sem alterar o seu formato CSV.
11. No seu painel eNotas, passe o mouse em Gerenciar e clique em Apps.

12. Localize a opção Importador de vendas e clique em Executar.

13. Insira o arquivo que você editou, realizando a retenção de impostos, no campo pontilhado.

14. Clique em Continuar.

15. Para respeitar as configurações originais de data em que incidirá a tributação, em Qual data devemos utilizar nas suas notas fiscais? clique em Data que venceu a garantia ou Data competência.

16. Para respeitar as configurações originais de quando as notas entrarão em emissão, em Quando devemos emitir suas notas fiscais? selecione Respeitar arquivo.
2. Vá ao painel de Vendas.
3. Clique na venda a qual deseja realizar a retenção de impostos.
4. Clique no ícone de engrenagem, onde está escrito NFS-e.
5. Para reter o ISS, assinale a opção Reter.
6. Para reter impostos federais, em Impostos retidos, selecione o imposto desejado e preencha a alíquota. O cálculo do valor do imposto será feito de forma automática.
Caso deseje reter mais de um imposto, basta clicar no símbolo de mais ( + ).
7. Clique na seta de voltar.
8. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Assim que as notas das vendas às quais você aplicou as retenções entrarem em emissão, elas serão emitidas com a retenção de impostos com as alíquotas informadas.
Retenção por planilha
1. Acesse seu painel do eNotas e faça login.
2. Vá ao painel de Vendas.
3. Filtre as vendas em que deseja realizar a retenção, ou apenas exporte todas as vendas do painel. É importante que as vendas que deseja realizar a retenção estejam no filtro realizado, e consequentemente no arquivo.
4. Clique no ícone de gerar relatório.
5. Faça download do arquivo que foi gerado, que estará disponível em suas notificações.
6. Abra o arquivo em um editor de planilhas. Cada linha da planilha corresponde as informações de uma venda, sendo as colunas a divisão de qual informação é, por exemplo: CPF do cliente, nome do cliente, valor, produto, etc.
7. Na coluna J (Cliente_NomeRazaoSocial), filtre os clientes que deseja realizar a retenção de impostos.
8. Para realizar a retenção de ISS, vá até a coluna AE (NFe_ISSRetido) e altere a informação de NÃO para SIM.
9. Já para a retenção de impostos federais, você precisará informar apenas a alíquota do imposto na planilha e o sistema irá realizar o cálculo do valor de forma automática. Caso o imposto não incida, o campo deve ser deixado em branco.
Para separar as casas decimais deve ser utilizado ponto, e não vírgula.
Na coluna AN (NFe_PercentualCOFINS), insira a alíquota de COFINS.
Na coluna AO (NFe_PercentualCSLL), insira a alíquota de CSLL.
Na coluna AP (NFe_PercentualINSS), insira a alíquota de INSS.
Na coluna AQ (NFe_PercentualIR), insira a alíquota de IR.
Na coluna AR (NFe_PercentualPIS), insira a alíquota de PIS.
10. Após realizar as alterações, salve a planilha sem alterar o seu formato CSV.
11. No seu painel eNotas, passe o mouse em Gerenciar e clique em Apps.
12. Localize a opção Importador de vendas e clique em Executar.
13. Insira o arquivo que você editou, realizando a retenção de impostos, no campo pontilhado.
14. Clique em Continuar.
15. Para respeitar as configurações originais de data em que incidirá a tributação, em Qual data devemos utilizar nas suas notas fiscais? clique em Data que venceu a garantia ou Data competência.
16. Para respeitar as configurações originais de quando as notas entrarão em emissão, em Quando devemos emitir suas notas fiscais? selecione Respeitar arquivo.
17. Para respeitar as configurações originais de envio de nota para os cliente, em Em seguida podemos enviá-las aos clientes? selecione Respeitar arquivo.
18. Clique em Continuar.
19. Aparecerá um resumo das configurações de emissão citadas acima selecionadas, confira se está tudo certo e clique em Importar.
20. Clique em Concluir.
21. Assim que a importação for finalizada, você receberá uma notificação em seu painel.
Assim que as notas das vendas às quais você aplicou as retenções entrarem em emissão, elas serão emitidas com a retenção de impostos com as alíquotas informadas.
As vendas importadas no arquivo aparecerão como atualizadas na notificação, mesmo que você não tenha feito nenhuma alteração nelas.
No entanto, as vendas canceladas ou que tiveram a nota fiscal emitida/cancelada não são atualizadas por importação via arquivo. Elas aparecerão como ignoradas na notificação.
Se quiser saber mais sobre importação de arquivos, temos alguns artigos à disposição: Como funciona a importação de arquivo no eNotas? e Como preencher o arquivo CSV de importação da eNotas
Uma alternativa, caso seu volume de vendas com retenções seja alto, é integrar com o eNotas diretamente na nossa API se o seu plano contemplar esta funcionalidade.
Dessa forma você conseguirá realizar a retenção automática de impostos, pois as informações de criação das vendas, bem como os impostos incidentes, serão enviados na integração por você.
Dessa forma você conseguirá realizar a retenção automática de impostos, pois as informações de criação das vendas, bem como os impostos incidentes, serão enviados na integração por você.
Para que essa opção se torne viável, é imprescindível que você possua um desenvolvedor ou time de TI para configurar a integração.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D