Ao tentar emitir notas fiscais na prefeitura ou na SEFAZ, a emissão das notas poderá ser negada pelo órgão responsável caso alguma informação esteja incoerente.
Quando uma rejeição ocorre, o motivo da negativa de emissão das notas é retornado e informado em seu painel, através das notificações, para que a correção seja realizada por você.
Após realizar os devidos ajustes em seu painel, corrigindo a informação que originou na negativa de emissão das notas fiscais, será necessário reenviar as notas para emissão de forma manual.
Você poderá realizar o reprocessamento das notas uma a uma através da notificação de rejeição, ou em massa através do seu painel de vendas.
Para realizar o envio em massa, faça o seguinte:
Quando uma rejeição ocorre, o motivo da negativa de emissão das notas é retornado e informado em seu painel, através das notificações, para que a correção seja realizada por você.
Após realizar os devidos ajustes em seu painel, corrigindo a informação que originou na negativa de emissão das notas fiscais, será necessário reenviar as notas para emissão de forma manual.
Você poderá realizar o reprocessamento das notas uma a uma através da notificação de rejeição, ou em massa através do seu painel de vendas.
Para realizar o envio em massa, faça o seguinte:
1. Acesse seu painel do eNotas.
2. Vá na aba de Vendas.

3. Passe o mouse em "as vendas desse mês" e selecione "todas as vendas".

3. Passe o mouse em "as vendas desse mês" e selecione "todas as vendas".
4. Passe o mouse no ícone de funil.

5. No campo & NFe, selecione apenas as vendas com status Necessita de atenção.

5. No campo & NFe, selecione apenas as vendas com status Necessita de atenção.
6. Em "pesquisar por..." digite um trecho da mensagem de erro retornada nas notas rejeitadas. Como exemplo, pesquisaremos as notas que foram negadas com erro de RPS.
7. Clique no ícone de lupa. Como exemplo, pesquisaremos as notas que foram negadas com erro de RPS.
Será aplicado um filtro para localizar as vendas com a mensagem de erro tratada por você.
8. Selecione as vendas.
Cada página do seu painel disponibiliza apenas 50 vendas. Se o volume de vendas for maior do que 50, será necessário realizar um comando de emissão em cada página.
9. Passe o mouse em Ações em massa.
10. Clique na opção Gerar nota fiscal.
11. Informe a data de competência (incidência de tributação) e se a nota fiscal deverá ser enviada para o email do cliente.

Nesse passo você poderá personalizar a data de competência a qual deseja que suas notas sejam emitidas.
É importante salientar que, se você selecionar a opção “Respeitar o que estiver configurado nas vendas”, a data de competência será a do dia que as vendas finalizaram a garantia. Ou seja, as notas serão enviadas para emissão com uma data de tributação retroativa.
No entanto, caso deseje emitir a nota com uma data anterior ao mês atual, orientamos a verificar com sua contabilidade quanto a esse tipo de emissão, pois algumas Prefeituras/SEFAZ possuem regras específicas para emissão de notas com competência retroativa, podendo ocasionar em penalizações.
Nesse passo você poderá personalizar a data de competência a qual deseja que suas notas sejam emitidas.
É importante salientar que, se você selecionar a opção “Respeitar o que estiver configurado nas vendas”, a data de competência será a do dia que as vendas finalizaram a garantia. Ou seja, as notas serão enviadas para emissão com uma data de tributação retroativa.
No entanto, caso deseje emitir a nota com uma data anterior ao mês atual, orientamos a verificar com sua contabilidade quanto a esse tipo de emissão, pois algumas Prefeituras/SEFAZ possuem regras específicas para emissão de notas com competência retroativa, podendo ocasionar em penalizações.
12. Clique em Emitir notas fiscais.
As notas entrarão em emissão e, assim que forem emitidas, aparecerá o ícone de impressora nas vendas.
ATENÇÃO! |
De acordo com os nossos termos de uso do eNotas apresentados abaixo, a responsabilidade de realizar a correção manual das notas negadas é do cliente usuário da plataforma:
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, veja aqui como acionar nosso suporte! :D