A NF-e denegada acontece quando a SEFAZ identifica alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou no destinatário da nota. Alguns exemplos são: quando a Inscrição Estadual está suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixa.
Com a denegação, o número de sua nota não pode ser mais utilizado, cancelado ou inutilizado, pois o registro dessa nota já está na SEFAZ.
No eNotas, a nota permanecerá com o status de "Negada", já que nosso time de engenharia realizou uma análise de impacto, e identificou que a implementação do status "Denegada" poderia afetar consideravelmente todos os nossos clientes que emitem nota fiscal de produto (NF-e) e consumidor (NFC-e).
Embora essa Nota Fiscal denegada não tenha valor jurídico, ela deve ser registrada em sua contabilidade como tal.
Nesse caso, é interessante conversar com o seu cliente sobre essa irregularidade fiscal (que pode não estar ligada somente à sua inscrição estadual) e depois que a situação dele estiver resolvida, emitir uma nova nota fiscal para ele.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D