Ao tentar emitir NFS-e nos municípios que utilizam o provedor GINFES, as empresas poderão se deparar com a seguinte situação:
Nota enviada para emissão com retenção de ISS, porém, ao ser autorizada, não houve a retenção do imposto. |
Essa situação ocorre quando a inscrição municipal do tomador não é enviada nos dados da nota ou é enviada com uma informação incorreta. Esse provedor só permite a retenção do ISS para tomadores identificados com Inscrição Municipal (IM) ativa no município de prestação do serviço.
O campo "issRetidoFonte" deve ser enviado como true e o campo de inscrição municipal do tomador deverá estar corretamente preechido, conforme consta no portal da prefeitura, como no exemplo abaixo:
Campo inscricaoMunicipal preenchido:
"cliente": {
"tipoPessoa": "J",
"nome": "Empresa teste",
"email": "teste@teste.com.br",
"cpfCnpj": "123456789000100",
"inscricaoMunicipal": "0123456",
"telefone": "12345678",
"endereco": {
Campo issRetidoFonte como true:
"servico": {
"descricao": "Teste nota fiscal",
"aliquotaIss": 2.01,
"issRetidoFonte": true,
"codigoServicoMunicipio": "10802",
"itemListaServicoLC116": "108",
"cnae": "63194"
},
Após a realização dos devidos ajustes, se houverem notas pendentes ou rejeitadas, basta reprocessá-las observando se pertencem à competência atual.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D