Neste artigo iremos listar todos os passos e particularidades que existem para iniciar as emissões de nota de serviço na cidade de Botucatu/SP de forma automatizada utilizando a integração com o eNotas.
1) Autenticação para emissão via WebService
Para emitir em Botucatu é necessário informar os dados de login (usuário e senha) e token no cadastro da empresa. Esses dados são de uso exclusivo para emissão via WebService e devem ser solicitados diretamente ao provedor através do email suporte@sigep.com.br ou através do número de whatsapp disponibilizado no portal do município.
Após fazer a solicitação os dados serão enviados por email para o responsável da empresa e devem ser inseridos no cadastro através do endpoint Incluir/Alterar Empresa.
Abaixo um JSON de exemplo de como configurar a empresa via endpoint com as informações para autenticação no município.
{ |
2) Solicitação de RPS
Em toda emissão de notas de serviço é preciso informar a série e o RPS no cadastro da empresa, em algumas prefeituras como esta é preciso solicitar uma quantidade de RPS antes de realizar a primeira emissão, caso não seja solicitado o emitente poderá receber a rejeição: " Descrição: Não existe liberação válida para o número de Nota Fiscal informado".
Ao realizar o login no portal da prefeitura, haverá a opção "NFSE", a solicitação pode ser feita na quinta opção apresentada "5- Solicitar RPS Integração":
Selecione a empresa e informe a quantidade de RPS a ser solicitado. Após o deferimento da prefeitura, a série deverá ser informada no cadastro da empresa, geralmente a série utilizada neste município é "1".
Se o emitente emite bastante notas é interessante entrar em contato com o suporte do provedor para consultar o limite de RPS que podem ser solicitados a cada solicitação, pois se for solicitado uma quantidade de 500 RPS por exemplo, ele poderá emitir apenas 500 notas fiscais, necessitando fazer uma nova solicitação para continuar emitindo sem rejeições.
3) Informações referentes ao serviço prestado
A melhor forma de identificar os códigos de serviço a serem utilizados na emissão é através do XML de uma nota já emitida no portal da prefeitura anteriormente, como no exemplo abaixo:
Após identificar esses dados, basta fazer o preenchimento do json de acordo:
"codigoServicoMunicipio": "5965", // Refere-se à tag <atividade> no XML. Apenas números, sem ponto
"itemListaServicoLC116": "17.06", // Apenas números, sem zero à esquerda e com ponto - 3 ou 4 dígitos
"cnae": "8211300", // Apenas números, sem ponto - 7 dígitos
|
O preenchimento incorreto destas informações poderá ocasionar rejeições como: "Código: Descrição: A Atividade informada não foi localizada".
Caso haja demais dúvidas quanto ao uso da nossa API para emissão de notas, entre em contato com o nosso suporte! :)