Ao emitir NFS-e via Portal Nacional, as empresas poderão receber a seguinte rejeição:
A assinatura deve ser feita com o certificado digital no emitente da DPS
A mensagem de rejeição ocorre quando o certificado digital da empresa não está vinculado ao cadastro no eNotas.
O certificado Digital A1 é um arquivo digital que contém a assinatura digital da Empresa e fica armazenado no seu computador. O certificado digital é uma versão eletrônica de todos os documentos da empresa, de forma segura e com autenticidade garantida. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.
Como algumas prefeituras exigem o uso do Certificado Digital como forma de autenticação do CNPJ, através da inserção deste arquivo no eNotas o órgão emissor realiza a validação da emissão para sua empresa por meio da integração dos nossos sistemas.
No eNotas, o modelo do Certificado inserido deve ser o A1 e-CNPJ ou e-NFe, nos formatos .PFX ou P12, por ser um modelo mais seguro e permitir nossa automação.
O procedimento para realizar a inserção/atualização do certificado digital A1 no eNotas é o seguinte:
2. Clique em Alterar cadastro.
3. Clique na aba Certificado digital A1.
4. Clique sobre o retângulo cinza.
5. Localize o certificado digital A1 no seu computador e clique em abrir.
6. Preencha a senha do certificado no campo indicado.
7. Clique em Próximo para finalizar a inserção do certificado válido no eNotas.
⚠️ IMPORTANTE! O seu certificado digital A1 é criptografado no eNotas e não é possível acessá-lo ou exportá-lo da plataforma. |
Não está dando certo?
Se o certificado estiver corretamente instalado na sua máquina, você poderá exportá-lo do seu navegador. Ao exportar, não esqueça de marcar a opção "Incluir chave privada".
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, veja aqui como acionar nosso suporte! :Do a prefeitura valida a emissão para sua empresa por meio da integração dos nossos sistemas.