Ao tentar emitir NFS-e no município do Rio de Janeiro/RJ, as empresas poderão receber a seguinte rejeição:
Código: E138 Descrição: CNPJ não autorizado a realizar o serviço Correção: Informe o CNPJ autorizado a executar o serviço.
Essa rejeição ocorre quando a Inscrição Municipal informada no cadastro da empresa não está de acordo com a Inscrição do contribuinte na prefeitura.
Apesar da mensagem de retorno criar uma dúvida em relação à motivação do erro, ele geralmente não acontece por falta de credenciamento do CNPJ para emissão via webservice e isso tem uma explicação.
Nessa prefeitura, a partir do momento que o contribuinte é credenciado para emitir NFS-e via portal, é liberado automaticamente para emissão via integração. Isso evidencia que o motivo do erro não está ligado ao credenciamento.
Sendo assim, a sugestão é conferir no portal da prefeitura como está o cadastro da IM e realizar a correção no cadastro do eNotas. Para isso, siga os passos abaixo:
1. Acesse o portal da prefeitura e faça login com usuário e senha;
2. Logo na primeira página, será possível visualizar os dados do contribuinte. O número inicial é a Inscrição Municipal e, em seguida, o nome da empresa:

1. Acesse o portal da prefeitura e faça login com usuário e senha;
2. Logo na primeira página, será possível visualizar os dados do contribuinte. O número inicial é a Inscrição Municipal e, em seguida, o nome da empresa:
3. No painel do eNotas, o campo relacionado à Inscrição Municipal está na aba Identificação:
Após a realização dos devidos ajustes, se houverem notas pendentes ou rejeitadas, basta reprocessá-las observando se pertencem à competência atual.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D
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