Ao emitir em municípios que utilizam o provedor BSIT-BR, algumas empresas podem receber a seguinte rejeição:
Código: Descrição: A RPS anterior ao numero informado nao foi Declarada ou Cancelada
Essa rejeição indica que houve um salto na numeração utilizada. No caso deste provedor o envio da numeração em sequência é obrigatório, e emissões com numerações fora da sequencia resultarão nessa rejeição.
Para corrigir o problema, o primeiro passo é identificar qual a última numeração de RPS utilizada. Para isso, vamos acessar o portal da prefeitura e, no menu "NFSE", vamos selecionar a opção "2 - Consultar NFSE":
Uma tela de filtro será aberta. Selecione o período e a empresa emissora e clique em "Consultar Nota":
As notas serão exibidas da mais recente para a mais antiga. Vamos procurar pela nota que possui o maior número na coluna "RPS":
Em seguida, vamos atualizar o cadastro da empresa com o próximo número em sequencia ao maior número da coluna "RPS" no portal da prefeitura:
Assim que a atualização for concluída, entre em contato com o nosso suporte e solicite que seja feita a limpeza da numeração vinculada às notas negadas por causa dessa rejeição. Com o retorno positivo do nosso suporte basta reprocessar as notas, sempre se atentando à data de competência!
Caso você prefira, também pode fazer a emissão das notas novamente utilizando um novo ID Externo. Desta forma, não é necessário solicitar a limpeza do RPS das notas negadas.
No caso de dúvidas, entre em contato conosco. Nossos canais de suporte estão à disposição!