Ao tentar emitir NFS-e em municípios que utilizam o provedor IPM, as empresas poderão receber a seguinte rejeição:
00238 - O logradouro informado para o endereco do tomador do servico, nao consta cadastrado na base de dados.
Essa rejeição ocorre quando o endereço do tomador enviado na nota fiscal está diferente do cadastro dele na prefetura.
Para corrigir o problema basta consultar no portal da prefeitura qual o endereço cadastrado para esse tomador e utilizá-lo na emissão, conforme os passos a seguir:
Para corrigir o problema basta consultar no portal da prefeitura qual o endereço cadastrado para esse tomador e utilizá-lo na emissão, conforme os passos a seguir:
1. Acesse o portal da prefeitura com suas credenciais;
2. Acesse o menu Globais > Cadastros > Pessoas/Endereços > Pessoas:
3. Pesquise o seu tomador de acordo com o filtro desejado. Em seguida, clique na lupa para consultá-lo:
O endereço será exibido na tela:
Caso o tomador não possua cadastro na prefeitura basta prosseguir normalmente com as emissões. O cadastro será criado automaticamente assim que a primeira nota deste tomador for autorizada.
Após a realização dos devidos ajustes, se houverem notas pendentes ou rejeitadas, basta reprocessá-las observando se pertencem à competência atual.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D