Ao tentar emitir NFS-e via webservice em municípios que utilizem o provedor GINFES, a empresa poderá receber a seguinte rejeição:
Código: E45 Descrição: CNPJ não encontrado na base de dados Correção: Confira o numero do CNPJ informado. Caso esteja correto, o prestador não está inscrito no município.
Geralmente essa rejeição ocorre quando a Inscrição Municipal da empresa está preenchida incorretamente no cadastro no eNotas. Outro motivo que temos mapeado é que algumas prefeituras desse provedor exigem que o CNPJ seja preenchido incluindo os pontos, barra e hífen.
Segue um exemplo abaixo:
Segue um exemplo abaixo:
"status": "Habilitada",
"dadosObrigatoriosPreenchidos": true,
"cnpj": "01.234.567/0001-89",
"inscricaoMunicipal": "012345678",
Para conferir os dados na prefeitura e comparar ao eNotas, faça o seguinte:
1. Acesse o portal da prefeitura e faça login.
1. Acesse o portal da prefeitura e faça login.
2. Clique no menu Manutenção > Dados Cadastrais:

3. Confira a informação que consta no campo "Inscrição Municipal" e compare com o que está sendo enviado no JSON de requisição:
Para validar como está cadastrado no eNotas, podem ser usados tanto o painel do GW como o endpoint de Consultar Empresa.
Tendo a informação correta da Inscrição Municipal, atualize o cadastro da empresa através do painel do Gateway ou pelo endpoint Incluir/Atualizar Empresa.
Para atualizar pelo painel do Gateway, acesse o cadastro da empresa e clique na aba "Identificação":
Após as validações, faça a correção dos dados e sugira que a empresa reprocesse a nota observando se pertence à competência atual.
Havendo dúvidas, entre em contato conosco. Nosso time de suporte está à disposição!