Ao emitir em municípios que utilizam o provedor IPM algumas empresas podem receber a seguinte rejeição:
O Economico 'XXXX - RAZÃO SOCIAL' possui declaracoes de servicos Prestado/Tomado nao protocoladas. Para prosseguir com a emissao de notas, as declaracoes devem ser primeiramente protocolada nas rotinas 'Declaracao de Servicos Prestados/Tomados' do modulo 'Escrita Fiscal'
A rejeição indica que o contribuinte possui alguma pendência na prefeitura.
O problema acontece porque a prefeitura identificou que existem serviços prestados/tomados que não foram protocolados.
Para corrigir, é necessário fazer um procedimento de declaração desses serviços diretamente pelo portal da prefeitura, da seguinte forma:
Para corrigir, é necessário fazer um procedimento de declaração desses serviços diretamente pelo portal da prefeitura, da seguinte forma:
1. Acesse o portal da prefeitura com as suas credenciais. Em alguns casos um popup será exibido com alguns atalhos.
2. As opções para fazer as declarações estão indicadas na imagem abaixo:
2. As opções para fazer as declarações estão indicadas na imagem abaixo:
3. Essas opções também podem ser acessadas pelo menu suspenso:
4. Um novo popup será exibido com algumas opções de consulta e a opção "Gerar competência". Na consulta você poderá ver os detalhes das declarações anteriores e verificar qual está faltando.
5. Após identificá-la, clique em "Gerar competência" e preencha com as informações faltantes do período:
5. Após identificá-la, clique em "Gerar competência" e preencha com as informações faltantes do período:
6. Feito o preenchimento das informações das competências faltantes, basta clicar em "Confirmar":
Após fazer o procedimento tanto para os serviços prestados quanto para os serviços tomados basta reprocessar as notas. Caso tenha ficado alguma dúvida no preenchimento destes campos, entre em contato com a prefeitura ou solicite auxílio do seu contador.
Para mais informações entre em contato com nosso time de suporte!