Ao tentar emitir notas, a empresa poderá receber a seguinte rejeição:
Descrição: O certificado do prestador está inválido, a chave privada não está compatível com chave pública presente no certificado.
Verifique se o mesmo foi exportado corretamente, caso o errro persista entre em contato com empresa responsável pela emissão do certificado digital.
Esse retorno ocorre quando o certificado digital inserido no cadastro da empresa no eNotas foi inserido de forma incorreta ou está vencido.
Para confirmar qual é a validade do certificado, você pode utilizar o endpoint de Consultar Empresa.
Para que as emissões sejam autorizadas, será necessário atualizar o certificado e isso pode ser feito através do endpoint Vincular Certificado.
Além disso, existe a possibilidade do certificado inserido ser de um modelo diferente do aceito pelo eNotas. Neste caso, tente instalar o certificado na máquina e observe se será exigido o uso de um cartão inteligente, como abaixo:
⚠️ IMPORTANTE! O único certificado que permite a automação que o eNotas oferece é o certificado A1, contido em arquivo. O certificado A3 não é suportado em nenhuma circunstância, pois conforme mencionado anteriormente, além de criar dependência física do usuário, ele reduz as possibilidades de automação do fluxo de emissão. |
Após a atualização do arquivo do certificado dentro do eNotas, sugira que a empresa reprocesse a nota observando se pertence à competência atual.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de auxílio, basta acionar nosso suporte! :D