Entenderemos a seguir as possíveis situações em que uma venda pode se encontrar.
Em aberto
O pagamento da venda ainda não foi confirmado.
Realizada / Em garantia
O pagamento da venda foi confirmado e, caso você tenha especificado um período de garantia, a venda está aguardando a garantia vencer.
Completa
O pagamento da venda foi confirmado e, sua eventual garantia já venceu.
Caso você não utilize garantia, a venda completará automaticamente após o seu pagamento ser confirmado.
Cancelada
A venda foi cancelada, o que significa que ela pode ter sido reembolsada ou ter sofrido um chargeback. Ainda, você pode ter a cancelada manualmente por dentro do eNotas.
Por padrão, ao cancelar uma venda, o eNotas solicitará o cancelamento de sua respectiva nota fiscal ao órgão (Prefeitura ou SEFAZ) automaticamente (caso ela já tenha sido emitida).
Necessita de atenção
A nota retornou da prefeitura com algum erro.
Nesse caso, é preciso corrigir o erro para reenviá-la.
Você encontra mais a respeito desse status nesse link.
Observações
É importante lembrar que por trás de uma venda sempre existe uma nota fiscal e que seu status pode ser diferente.