Nesse artigo iremos explicar quais procedimentos e dados necessários para o inciarmos a emissão de nota fiscal eletrônica de serviços no município de Curitiba/PR.


Para a autenticação, a prefeitura de Curitiba exige a utilização de certificado digital, portanto é preciso que seja incluído no cadastro da empresa no eNotas Gateway um certificado A1 válido. O certificado a ser incluído deve possuir as extensões .pfx ou .p12.

Observação muito importante:
Além do certificado digital ser incluído no cadastro da empresa, a prefeitura de Curitiba exige que o contribuinte associe este mesmo certificado digital ao seu login no portal. Caso ele não esteja vinculado, ao emitir a NFS-e será retornado a rejeição "E516 - Problemas ao recuperar o certificado digital vinculado".

Acesse a KB: Erro E516 – Problemas ao recuperar o certificado digital vinculado para consultar o passo a passo para a solução desta rejeição.


Características da prefeitura:

  • A prefeitura exige o envio do CNAE e Item da lista de serviços.

  • Não suporta emissão de tomador sem CPF.

  • Não suporta emissão de tomador sem endereço.

  • Não suporta cancelamento via integração, o cancelamento deverá ser feito diretamente no portal.