Nesse artigo iremos explicar quais procedimentos e dados necessários para o iniciarmos a emissão de nota fiscal eletrônica de serviços no município de Recife/PE.

 

Inicialmente será necessário que o emitente de notas fiscais possua um certificado digital no formato A1 válido e que realize uma liberação junto ao município para emissão via webservice.

 

Para isso, o primeiro passo é acessar o site da NFS-e no endereço https://nfse.recife.pe.gov.br/ e solicitar a senha web, por meio do link "Solicitar SENHA WEB". É necessário preencher os dados solicitados no formulário e clicar na opção "Enviar Solicitação".


Deve-se imprimir o formulário de solicitação gerado para, em seguida, formalizar o processo administrativo de solicitação de desbloqueio da senha web.

A abertura do processo administrativo eletrônico "DESBLOQUEIO DE SENHA WEB PESSOA JURÍDICA" é realizada no Portal de Finanças da Prefeitura do Recife no endereço http://portalfinancas.recife.pe.gov.br por meio das opções:


Pessoa Jurídica

Desbloqueio de senha web Pessoa Jurídica


O formulário e o número do processo eletrônico aberto deverão ser entregues em um dos postos de atendimento da SEFIN.


OBS: O formulário impresso deverá ser assinado pelo(s) administrador(es), assim designado(s) no contrato de constituição da empresa, no momento de sua entrega, na presença do atendente que o recepcionar. O requerente poderá facultativamente reconhecer firma da(s) assinatura(s) do formulário e entregá-lo por meio de portador autorizado.


Pessoa Física

O primeiro passo é acessar o site da NFS-e no endereço https://nfse.recife.pe.gov.br/ e solicitar a senha web, por meio do link "Solicitar SENHA WEB"

É necessário preencher os dados solicitados no formulário e clicar na opção "Enviar Solicitação".


Em alguns casos, quando o sistema já possui os dados do solicitante, a senha web cadastrada pode ser automaticamente desbloqueada.


Se a senha não for automaticamente desbloqueada, é necessário a impressão do formulário gerado e a formalização do processo administrativo de solicitação de desbloqueio da senha web.


A abertura do processo administrativo eletrônico "DESBLOQUEIO DE SENHA WEB PESSOA FÍSICA" é realizada no Portal de Finanças da Prefeitura do Recife no endereço http://portalfinancas.recife.pe.gov.br por meio das opções:



OBS: A solicitação impressa deverá ser assinada, digitalizada e anexada ao processo eletrônico aberto.

Após ter sua Solicitação de Desbloqueio de SENHA WEB aprovada pela Prefeitura, o acesso às informações fiscais de seu interesse exclusivo estarão disponíveis.

 

Enquanto essa liberação não for realizada, o emitente receberá a rejeição "A sua empresa não está credenciada para fazer emissão de notas fiscais de serviço eletronicamente. Verifique se o CNPJ da sua empresa está habilitado para emitir notas fiscais digitalmente." caso tente realizar a emissão de uma nota fiscal.

  

Características da prefeitura

 

  • A prefeitura suporta emissão sem os dados do tomador;

  • Cancelamento pode ser feito pelo Gateway;