Quando sua prefeitura, ou a SEFAZ, retorna sua nota com erro para o eNotas, você precisa fazer a correção dentro do seu painel e reprocessar essas notas para que sejam emitidas. No entanto, os erros de notas ocorrem por motivos diferentes e precisam ser corrigidos em ambientes diferentes também!
Ao corrigir notas com erro de alíquota, código de serviço, RPS, documento do cliente e data de competência, verifique com sua contabilidade qual a informação mais adequada para inserir na correção! Assim você evita incidentes fiscais!
Hoje, as correções podem ser feitas no cliente, na venda, na nota, no cliente ou no cadastro da empresa.
Exemplo de correção na venda - Painel de Vendas > clicar na venda
Erro de produto sem nome - corrija em gerenciar >produtos ou insira um nome de produto na venda
Erro de ICSM (correção em gerenciar produto - envie o ICMS correto ao suporte)
Erro de CFOP (correção em gerenciar produto - envie o ICMS correto ao suporte)
Exemplo de correção no cliente - Gerenciar > clientes
Cliente sem sobrenome
Não é possível emitir nota com cliente com endereço incompleto ou ausente
O telefone precisa ter no mínimo 10 e no máximo 11 dígitos
Erro de CPF, ou CNPJ, inválido
Não foi possível buscar os dados do cliente na Receita Federal (costuma ser por falta de documento do cliente e até mesmo por falta de endereço)
Exemplo de correção na nota - Clicar na venda
Retenção de ISS
Serviço prestado fora do município
Data de competência
Exemplo de correção do cadastro da empresa
Item da lista de serviço incorreto
Alíquota incorreta
Erro de RPS, lote ou série da nota
Erro de CNPJ não vinculado ao município (inscrição municipal)
Regime especial de tributação (optante ou não do Simples Nacional)
Existem variados erros que podem retornar da sua prefeitura, mas as correções sempre serão feitas de acordo com o tipo de erro.
Se ainda restarem dúvidas sobre como corrigir ou se você corrigiu e ainda ainda não obteve a aprovação das notas, entre em contato com o nosso suporte!