Ao começar a utilizar a integração com o eNotas para emitir NFS-e na cidade de Ibiúna/SP, primeiramente é preciso saber algumas informações importantes e realizar as ações necessárias no portal da prefeitura para obter sucesso nas emissões via integração. 

Abaixo iremos explicar os primeiros passos que devem ser feitos antes de emitir via web service pela primeira vez em Ibiúna/SP:

1) Identificar os  "Tipos de documento autorizados" do contribuinte.


Ao acessar o portal vá na aba Ferramentas> Importação de Notas Fiscais > Informações adicionais para integração:


Na tela de Informações adicionais para integração, identifique os tipos de documentos autorizados.

DICA 1: O tipo de descrição "NFE-NOTA FISCAL ELETRONICA", indica que o emitente possui apenas autorização para emitir NFS-e diretamente no portal e não via web service.
Caso seja encontrado apenas este tipo, deverá ser solicitado o RECIBO PROVISÓRIO_RPS.



2) Solicitando o 
RECIBO PROVISÓRIO_RPS:
Após a consulta no primeiro passo, se dentre os tipos de documentos autorizados não estiver o o tipo "recibo provisório RPS", deverá ser solicitado à prefeitura dentro da aba Movimentação > Documentos Fiscais > Solicitar:
Por padrão neste exemplo iremos solicitar 1000 RPS, mas a quantidade fica à critério do solicitante:Basta preencher a quantidade nesta tela e clicar abaixo em "Solicitar".
Dentro de alguns instantes a solicitação já estará disponível para consulta em Movimentação >Documentos Fiscais> Consultar:

DICA 2: Esta solicitação não deve demorar muito tempo para ser autorizada pela prefeitura, caso demore mais que dois dias úteis, o emitente poderá entrar em contato com a prefeitura para saber sobre o andamento.


3) Autenticação
Este provedor exige que seja informado token para autenticação via web service.
O token geralmente possui 48 dígitos, e deve ser informado no cadastro da empresa, pode ser visualizado no portal da prefeitura na aba Ferramentas>Importação de notas fiscais> Informações adicionais para integração:
4) Próximos passos após a solicitação ser autorizada pela prefeitura.


Após ter a solicitação de RPS autorizada pela prefeitura, e configurar o token no cadastro da empresa realize uma emissão de teste via integração, atente-se às características deste provedor:

• A série a ser informada em prefeituras que utilizam este provedor é: "1".
• Para a autenticação do serviço, deve ser informado o campo Código do serviço municipal no cadastro da empresa, ou enviado no JSON de requisição "codigoServicoMunicipio".

• código do serviço não segue um padrão, portanto é necessário verificar os serviços e disponíveis assim como seus respectivos códigos no portal da prefeitura.

Características importantes desta prefeitura:
Independente da alíquota que for enviada na requisição à prefeitura, o valor realmente efetivado é calculado somente pela prefeitura com base no cadastro do prestador no município. 
- Permite cancelamento via integração.

Outras rejeições

Feito todos estes passos, caso ainda haja alguma dúvida, nossos canais de suporte estão à disposição! ;)