Diferente dos outros modelos de nota, a Nota fiscal de Consumidor eletrônica, exige uma agilidade muito maior no seu processo de emissão, pois ela é emitida no ramo varejista e o cliente precisa receber sua NFC-e logo em seguida após efetuar o pagamento.

Por este e outros motivos, existe a emissão em contingência. Se há uma instabilidade nos servidores da Sefaz, para que nem o emitente nem o cliente sejam impactados, a nota pode ser emitida no ambiente de contingência.

Como o eNotas Gateway realiza o gerenciamento das emissões em contingência?

O eNotas Gateway está preparado para identificar situações de instabilidade na comunicação com a SEFAZ, e quando identificado, realiza a emissão da NFC-e em ambiente de contingência automaticamente.

Mas há algumas regras para que a emissão não seja feita em contingência automaticamente:
• O Gateway somente fará a emissão automaticamente da NFC-e em contingência, caso a Sefaz realmente esteja fora do ar, sem processar as notas enviadas (timeout).

•  Em alguns casos a Sefaz pode simplesmente receber a requisição mas rejeitar a conexão por falha de autenticação ou alguma outra validação.
• Caso seja uma empresa do estado de São Paulo a emissão em contingência somente irá acontecer se o emitente estiver com o SAT ativo e conectado ao Agente eNotas.


Caso haja mais alguma dúvida sobre a emissão de NFC-e em contingência, os nossos canais de suporte estão à disposição! :)