A forma de envio de informações cadastrais podem variar dependendo do município ou provedor. Por padrão é mais comum vermos prefeituras solicitarem que a Inscrição Municipal, seja informada apenas com números, quando ocorre a rejeição: "Codigo E43: Inscricao Municipal do prestador não encontrada na base de dados do servidor. Correção: Informe a inscrição municipal correta do prestador: Campo com 13 posições, formatado com zeros a esquerda, sendo as 3 ultimas correspondentes a sequencia (normalmente 01) e digito (normalmente 1)".

Neste artigo iremos mostrar como as prefeituras que retornam esta rejeição desejam receber a informação da Inscrição Municipal para autorizar a nota fiscal.

Veja o exemplo abaixo 


1) Ao consultar a Inscrição Municipal no portal da prefeitura, geralmente ela será exibida da seguinte forma:
Contribuinte: 1234001/01-7 - Razão social do emitente

2) É bastante comum, os emitentes preencherem a inscrição municipal no cadastro da empresa no eNotas desta forma nesta situação:
Na grande maioria dos municípios, informar desta forma seria o correto.

3) Mas ao emitir em prefeituras que possuem esta particularidade, a nota retornaria com a rejeição do título pois para emitir via web service, este provedor exige que a Inscrição Municipal deve ser informa com 13 dígitos.

Para formar os 13 dígitos deve-se incluir 3 zeros à esquerda, e no lugar do traço "-", alterar para 01, a Inscrição Municipal para ser aceita normalmente pelo provedor ficaria assim:
000 + 1234001 + 01+ 01 + 7

Portanto para ter a nota autorizada, nesta situação a Inscrição Municipal deve ser preenchida no cadastro da empresa desta forma:


Altere a Inscrição municipal para o formato exigido pela prefeitura e reprocesse a nota, a rejeição referente a IM não deverá ocorrer novamente.

Caso haja demais dúvidas, nosso suporte está à disposição! :)