Antes de integrar ao eNotas Gateway para a realização das emissões de NFC-e/CF-e no estado de São Paulo, o contribuinte precisa adquirir um aparelho SAT, e realizar sua ativação na SEFAZ SP.

Qualquer equipamento SAT que esteja na lista de equipamentos registrados na Sefaz SP, poderá ser utilizado, porém alguns modelos poderão possuir driver para instalação automática para a vinculação à aplicação eNotas. Para os demais modelos deverá ser feito a instalação manual.

OBS: O SAT deverá ser instalado no estabelecimento que emitirá as NFC-e/CF-e de acordo com as instruções fornecidas pelo fornecedor do equipamento. Antes de prosseguir para os próximos passos, verifique no manual de instruções do SAT ou com o fornecedor quais passos deverão ser realizados manualmente.


 Processo de vinculação do SAT na SEFAZ SP

1) Acessar a página inicial do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT:

2) Selecionar Perfil “Contribuinte”.

3) Escolha qual dos acessos deseja fazer, o sistema mostrará duas imagens: “Certificado Digital” e “Acesso via Usuário e Senha”:

4) Após realizar a autenticação, caso o usuário possua mais de um CNPJ, o sistema exibirá os CNPJ de todas as filiais associadas ao CNPJ base do Certificado. Caso haja apenas um CNPJ essa tela não será mostrada.
5) Selecionar o CNPJ com o qual deseja trabalhar. Caso desejado pode-se utilizar a busca, preenchendo o final do CNPJ e clicando em “Pesquisar”.

6) O usuário será direcionado para a tela inicial após o login, com o texto “SGR-SAT”, “Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT” e “Selecione uma função no menu acima.”
7) Na tela principal do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT, navegar até o menu Equipamento, abrir a aba Ações e selecionar a opção Vincular Equipamento SAT.

8) Na tela a seguir basta informar o número de série do SAT que deseja vincular e um e-mail de contato válido:
9) Ao final, será necessário escolher um Certificado Digital para prosseguir:
OBS: A primeira opção: Este Certificado Digital não é o mesmo utilizado para acessar o Sistema de Retaguarda,

ele se refere ao certificado digital fornecido pela SEFAZ SP, Somente escolhendo o Certificado gratuito fornecido pela SEFAZ será possível fazer a ativação. Feito isto basta enviar.

Software House

As informações referentes a software house, serão vinculadas automaticamente assim que for feito o download e a instalação completa realizando a vinculação do aparelho SAT à aplicação desktop do eNotas. 


Todas as informações contidas neste artigo foram baseadas em informações disponibilizadas pela própria Sefaz SP, a disponibilização em nossa base de conhecimento possui o intuito de melhor auxiliar os nossos parceiros em dúvidas que podem ocorrer durante o processo. Para detalhes, acesse o portal da fazenda Sobre o SAT