O código CSC (Código de Segurança do Contribuinte é um código) é uma informação obrigatória para emissão de NFC-e e pode ser adquirido diretamente no portal da SEFAZ do estado, neste artigo iremos mostrar como gerar e consultar o CSC em São Paulo.
 

Para  saber como cadastrar uma empresa utilizando a API do eNotas Gateway e incluir o código CSC no cadastro da empresa, acesse nossa documentação V2:  Como configurar o CSC

 
Veja abaixo o passo a passo:

 

1. Acesse o link portal da fazenda SP.

 

2. Primeiro deve-se realizar o credenciamento na SEFAZ, em Credenciamento > Com validade juridica

OBS: • Se o contribuinte já está credenciado, ignore esta etapa e inicie pelo 5º passo.

• Recomendamos realizar o credenciamento nos dois ambientes, o ambiente de testes é muito importante principalmente no início da integração.


3. Para acessar a tela de credenciamento, é preciso estar em posse do certificado digital para prosseguir, clique no ícone "Acesso com certificado digital". O certificado digital deve estar instalado em seu navegador (formato A1).


4. Na página seguinte será listado as empresas relacionadas, a este certificado, também é preciso estar com o SAT Ativo, caso não esteja, deve ser realizado a Ativação do aparelho SAT na SEFAZ SPDepois basta marcar a bolinha a direita dos dados da empresa e clicar em "Solicitar Credenciamento".

 

Após este credenciamento, o CSC já poderá ser gerado. 

 

5. Retornando a página inicial do portal da fazenda SP, para gerar o CSC vá em Gerenciar Cód Segurança.

O CSC para o ambiente de produção (com validade jurídica) e para ambiente de homologação (ambiente de testes).


6. Novamente para acessar a tela será necessário a autenticação com o certificado digital, clique no botão no ícone em "Acesso com certificado digital".

 

7. Agora é só clicar em "Novo Cód Segurança" para gerar um CSC. 

Quaisquer dúvidas referente a nossa integração para emissões de NFC-e em São Paulo, entre em contato com o nosso suporte!