Neste artigo iremos listar todos os passos e particularidades que existem para iniciar as emissões de nota de serviço na cidade de Botucatu/SP de forma automatizada utilizando a integração com o eNotas.

1) Autenticação para emissão via web service
Para emitir em Botucatu é necessário informar o usuário, senha e token para autenticação.

As informações devem ser informadas via endpoint Incluir/ Alterar empresa.
 • O usuário e senha a ser informado, geralmente é o mesmo login e senha utilizado para acessar o portal da prefeitura.
 • Para adquirir o token deve-se entrar em contato com a prefeitura através do portal via chat, ou através do e-mail: [email protected].
O token será enviado para o e-mail do contribuinte que foi cadastrado na prefeitura, e este token deve ser informado no cadastro da empresa no eNotas.

Abaixo um JSON de exemplo de como configurar a empresa via endpoint com as informações para autenticação no município.

{
    "id": "f1234f-c7c0-43ac-925e-58e4f6710600", // ID da empresa que deseja incluir
    "configuracoesNFSeProducao": {
        "sequencialNFe": 1,
        "serieNFe": "1",
        "sequencialLoteNFe": 1,
        "usuarioAcessoProvedor": "123456798123", // Informe aqui o login
        "senhaAcessoProvedor": "1234", // Informe aqui a senha
        "tokenAcessoProvedor": "te98s1texyz2b3a4" // Informe aqui o token alfanumérico
    },
    "configuracoesNFSeHomologacao": {
        "sequencialNFe": 1,
        "serieNFe": "1",
        "sequencialLoteNFe": 1,
        "usuarioAcessoProvedor": "123456798123", // Informe aqui o login
        "senhaAcessoProvedor": "1234", // Informe aqui a senha
        "tokenAcessoProvedor": "te98s1texyz2b3a4" // Informe aqui o token alfanumérico
    }
   }


2) Solicitação de RPS
Em toda emissão de notas de serviço é preciso informar a série e o RPS no cadastro da empresa, em algumas prefeituras como esta é preciso solicitar uma quantidade de RPS antes de realizar a primeira emissão, caso não seja solicitado o emitente poderá receber a rejeição: " Descrição: Não existe liberação válida para o número de Nota Fiscal informado".

Ao realizar o login no portal da prefeitura, haverá a opção "NFSE", a solicitação pode ser feita na quinta opção apresentada "5- Solicitar RPS Integração":
Selecione a empresa e informe a quantidade de RPS a ser solicitado. Após o deferimento da prefeitura, a série deverá ser informada no cadastro da empresa, geralmente a série utilizada neste município é "1".
Se o emitente emite bastante notas é interessante entrar em contato com o suporte do provedor para consultar o limite de RPS que podem ser solicitados a cada solicitação, pois se for solicitado uma quantidade de 500 RPS por exemplo, ele poderá emitir apenas 500 notas fiscais, necessitando fazer uma nova solicitação para continuar emitindo sem rejeições.

3) Informações referentes ao serviço prestado

Para a identificação do serviço nesta prefeitura, é necessário informar os campos código do serviço municipal, CNAE e o item da lista respeitando a formatação abaixo:

"codigoServicoMunicipio": "1", // Apenas 1 dígito - Sendo "1- Tributação dentro do município" e "2- Tributação fora do município"
 "itemListaServicoLC116": "6.01", // Apenas números, sem zero à esquerda e com ponto - 3 ou 4 dígitos
 "cnae": "6550200", // Apenas números, sem ponto - 7 dígitos

O preenchimento incorreto destas informações poderá ocasionar rejeições como: "Código: Descrição: A Atividade informada não foi localizada".

Caso haja demais dúvidas quanto ao uso da nossa API para emissão de notas, entre em contato com o nosso suporte! :)