Ao emitir NFS-e em municípios que utilizam o Provedor SILv2, as empresas poderão receber a seguinte rejeição:
O campo RPS informado não segue a sequência. Valor esperado (83)
Essa rejeição ocorre quando é enviada uma numeração de RPS em uma nota fiscal que está fora da ordem sequencial de RPS esperada.
Esse provedor realiza o controle da numeração de RPS consumida nas emissões. Desta forma, caso você tente fazer uma emissão fora da sequência, a rejeição acima será retornada.
Para corrigir, será necessário identificar qual foi a última numeração de RPS utilizada.
Para isso, acesse o portal da prefeitura com as suas credenciais e acesse a área de consulta de NFS-e. As notas serão exibidas da mais recente para a mais antiga. No exemplo abaixo, a última numeração de RPS utilizada foi a 104:
Após identificar o último RPS utilizado, basta ajustar o cadastro da empresa para a próxima numeração sequencial, que neste caso seria 105:
A alteração também pode ser feita pelo endpoint Incluir/Alterar Empresas.
Após fazer a alteração basta reprocessar as notas negadas, atentando-se à data de competência.
Se a rejeição continuar acontecendo, entre em contato com o nosso suporte com os detalhes do seu problema, pois a numeração anterior poderá ter sido vinculada à nota negada e será necessário fazer a limpeza da numeração. Se você não quiser realizar este processo, basta emitir a nota novamente utilizando um novo ID.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!