Olá! Bem-vindo ao eNotas!
Aqui você encontrará dicas e tutoriais rápidos para utilizar seu eNotas com autonomia e da forma mais eficiente.
Sabemos que o dia a dia de um infoprodutor é corrido e estamos aqui para facilitar a sua vida. Por isso, selecionamos os principais tópicos que você precisa saber sobre o seu eNotas para gerenciar suas vendas e notas fiscais, sendo eles:
1. BOAS PRÁTICAS
2. PAINEL DE VENDAS
2.1 Filtros de vendas
2.2 Filtros de notas
2.3 Como exportar um relatório de vendas
2.4 Como reprocessar notas negadas
2.5 Como emitir notas manualmente
2.6 Como criar vendas manualmente
3. PAINEL DE NOTAS
3.1 Notas emitidas
3.2 Notas canceladas
1. BOAS PRÁTICAS
Algumas boas práticas que nosso suporte técnico recomenda aos clientes recém ativados:
- Acessar a plataforma pelo menos a cada 15 dias.
- Acompanhar a central de notificações no painel eNotas.
- Ao criar nome dos produtos evitar utilização de caracteres especiais como @, #, *, Ç,~, etc.
- Verificar os valores do mês computados no painel de vendas para confirmar se está de acordo com os valores e volume de vendas processadas na plataforma de vendas.
- Na virada do mês verificar se as notas fiscais foram emitidas na competência correta.
- Se você está enquadrado no Simples Nacional, verificar se a sua prefeitura exige atualização da alíquota mês a mês.
- Ficar atento à data de vencimento do certificado digital, a validade do certificado A1 é de 1 ano.
A aba de Vendas possui as informações de todas as vendas importadas para a sua conta do eNotas, bem como o vínculo das vendas às suas respectivas notas fiscais.
Para que uma nota fiscal seja emitida pelo eNotas, é necessária a criação de uma venda no seu painel com as informações da transação realizada, tais como: valor, produto, data, comprador, meio de pagamento, descontos, etc.
Para que uma nota fiscal seja emitida pelo eNotas, é necessária a criação de uma venda no seu painel com as informações da transação realizada, tais como: valor, produto, data, comprador, meio de pagamento, descontos, etc.
Uma venda pode ser criada no painel do eNotas sem que a emissão de sua nota fiscal ocorra. No entanto, não é possível emitir uma nota sem a existência de venda no painel de vendas.
Todas as notas fiscais emitidas no eNotas são geradas a partir das vendas presentes em seu painel, sejam elas criadas manualmente ou importadas através da integração com plataformas de vendas.
2.1 Filtros de vendas
Através dos filtros de vendas, destacados em verde no painel, é possível selecionar o período em que as vendas ocorreram, o status das vendas e as vendas associadas a um produto em específico, ou a todos os produtos existentes no eNotas.
Os filtros funcionam de forma simultânea, retornando as vendas por produto e status dentro do período selecionado.
Os filtros de status de vendas são os seguintes:
Em aberto:
Vendas em aberto são aquelas que o pagamento da venda ainda não foi confirmado na plataforma de vendas. Esse filtro geralmente se aplica a plataformas integradas ao eNotas que atuam como meios de pagamento (Pagar.me, PagSeguro, Boleto Simples, etc.).
Realizadas:
Vendas realizadas são aquelas em que o pagamento da venda foi confirmado e, caso você tenha especificado um período de garantia, ainda estão dentro desse intervalo de tempo.
Completas:
Vendas completas são aquelas que o pagamento foi confirmado e sua eventual garantia já foi finalizada.
Caso você não utilize garantia, a venda completará automaticamente após o seu pagamento ser confirmado. Se você possuir garantia configurada no eNotas, como por exemplo de 7 dias, assim que o pagamento for confirmado a venda irá do status "em aberto" para "realizada". Após os 7 dias, o status da venda será alterado para "completa".
Canceladas:
Quando uma venda é cancelada na plataforma de vendas, é possível configurar para que esse cancelamento seja replicado no seu painel do eNotas.
O cancelamento da venda não significa necessariamente o cancelamento da nota fiscal caso ela já tenha sido emitida, pois isso depende das regras do órgão emissor que você utiliza. No entanto, para que uma nota fiscal seja cancelada é necessário que sua venda tenha sido cancelada.
Em aberto:
Vendas em aberto são aquelas que o pagamento da venda ainda não foi confirmado na plataforma de vendas. Esse filtro geralmente se aplica a plataformas integradas ao eNotas que atuam como meios de pagamento (Pagar.me, PagSeguro, Boleto Simples, etc.).
Realizadas:
Vendas realizadas são aquelas em que o pagamento da venda foi confirmado e, caso você tenha especificado um período de garantia, ainda estão dentro desse intervalo de tempo.
Completas:
Vendas completas são aquelas que o pagamento foi confirmado e sua eventual garantia já foi finalizada.
Caso você não utilize garantia, a venda completará automaticamente após o seu pagamento ser confirmado. Se você possuir garantia configurada no eNotas, como por exemplo de 7 dias, assim que o pagamento for confirmado a venda irá do status "em aberto" para "realizada". Após os 7 dias, o status da venda será alterado para "completa".
Canceladas:
Quando uma venda é cancelada na plataforma de vendas, é possível configurar para que esse cancelamento seja replicado no seu painel do eNotas.
O cancelamento da venda não significa necessariamente o cancelamento da nota fiscal caso ela já tenha sido emitida, pois isso depende das regras do órgão emissor que você utiliza. No entanto, para que uma nota fiscal seja cancelada é necessário que sua venda tenha sido cancelada.
2.2 Filtros de notas
Através dos filtros de notas, é possível selecionar as vendas realizadas em uma determinada integração, buscar as vendas pelo nome do cliente, localizar as vendas pelas Tags vinculadas a elas, filtrar as vendas pelo status de emissão das notas fiscais, filtrar as vendas associadas a uma determinada data de competência e localizar uma nota fiscal pela numeração da nota emitida.
Os filtros funcionam de forma simultânea, retornando para o seu painel as vendas de acordo com os filtros de produto e status dentro do período selecionado.
Essas opções de filtros estão localizadas no ícone de funil no painel de vendas. Ao passar o mouse por cima do ícone, as opções serão expandidas.
2.3 Como exportar um relatório de vendas
Você poderá exportar um relatório de vendas do seu painel, em formato .CSV, com todas as vendas listadas nos filtros aplicados.
2.4 Como reprocessar notas negadas
Ao tentar emitir notas fiscais na prefeitura ou na SEFAZ, a emissão das notas poderá ser negada pelo órgão responsável caso alguma informação esteja incoerente.
Quando uma rejeição ocorre, o motivo da negativa de emissão das notas é retornado e informado em seu painel, através das notificações, para que a correção seja realizada por você.
Após realizar os devidos ajustes em seu painel, corrigindo a informação que causou a negativa de emissão das notas fiscais, será necessário reenviar as notas para emissão de forma manual.
2.5 Emitir notas manualmente
Se for necessário enviar mais de uma nota fiscal para emissão, você poderá selecionar todas as vendas que aparecerão na página de uma só vez.
No entanto, cada página disponibiliza apenas 50 vendas. Se o volume de vendas for maior do que 50, será necessário realizar um comando de emissão em cada página.
Caso deseje emitir a nota com uma data anterior ao mês atual, orientamos a verificar com sua contabilidade quanto a esse tipo de emissão.
2.6 Como criar vendas manualmente
Mesmo que seu eNotas Emissor esteja integrado com plataformas onde você realiza suas vendas e elas cheguem de forma automática no painel, também é possível criar uma venda/nota fiscal manualmente.
Isso é comum em casos de vendas realizadas fora da plataforma integrada com o eNotas, onde é necessário que você faça a emissão das notas.
3. PAINEL DE NOTAS
Os arquivos de notas fiscais emitidas por sua empresa são disponibilizados na visão do contador, podendo ser distinguidas pelo tipo de nota emitida.
A visão do contador leva em consideração a data de competência (data de incidência da tributação), e não a data de emissão das notas fiscais.
As notas podem ser exportadas de acordo com seu status, sendo eles: notas emitidas e notas canceladas.
Desta forma, o sistema irá disponibilizar informações individualmente para cada situação, não sendo possível exportá-las em massa com as notas emitidas e canceladas, mas sim um arquivo para cada cenário.
3.1 Notas emitidas
Para filtrar as notas fiscais emitidas em um determinado mês, siga os passos indicados no vídeo abaixo: